o tão esperado dia 7 de abril

A HEROÍNA QUE INSPIROU O DIA DA MULHER MOÇAMBICANA

Todos conhecemos o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher, mas há alguns países que têm o seu próprio dia para as mulheres da sua nação, como é o caso de Moçambique, que celebra o Dia da Mulher Moçambicana a 7 de Abril.
O Dia da Mulher Moçambicana surgiu em 1971, como uma homenagem à heroína Josina Machel (segunda mulher de Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique), no aniversário da sua morte, pelo seu papel activo na luta pela libertação do país e pela emancipação da mulher, quando se juntou à Luta Armada de Libertação Nacional.
Desde essa altura muitas foram as conquistas alcançadas, mas os desafios permanecem na luta contra a pobreza, na busca pela igualdade de direitos e oportunidades para todos. Acreditando que estes são desafios superáveis, em Moçambique crê-se que só com a Mulher valorizada e dignificada será possível avançar. Daí ser cada vez mais notória a participação da mulher moçambicana em várias esferas da vida política, económica e social, algo que é nacional e internacionalmente apreciado.
A Mulher Moçambicana
Falar da mulher moçambicana é complexo – várias culturas, diferentes tradições, etnias, crenças num único país. Desde cedo a mulher moçambicana é preparada para ser esposa, mãe, nora, etc. – papéis que são muito admirados na sociedade. A mulher é preparada para servir o homem e estar ao lado dele de forma incondicional. O seu papel como mulher é circunscrito aos afazeres domésticos.
Nos últimos 40 anos a mulher tem lutado pela chamada “Igualdade de género”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tribunal nega liberdade provisória a Manuel Chang

Sagra Subroyen acaba de anunciar que a justiça recusa o pedido de liberdade provisória ao ex-ministro moçambicano. A juíza diz que é um ...